quarta-feira, 30 de agosto de 2017

II PONTA DE LANÇA SÊNIOR -DISTRITAL

Cerca de 15 jovens Sêniores reuniram-se no final de semana entre os dias 19 e 20 de Agosto para participarem do II Ponta de Lança Sênior de 2017. O Curso foi organizado pelo 283° grupo escoteiro SUÇUARANA tendo como coordenador o chefe CHEFE AMARILDO PAULO COELHO.


        O II Ponta de Lança Sênior mostrou para os monitores e sub monitores métodos tradicionais de como agir em situações diversas com seus elementos e sua importância em ser monitor para sua patrulha.
    Esta atividade foi destinada aos jovens Monitores  e Sub Monitores do Ramo Sênior. O Evento foi aberto para todos os Grupos Escoteiros do 6° Distrito Parque do Carmo inclusive com acampamento na sede do grupo Suçuarana.  

Alguns dos  módulos realizados:

·         Sistema de Patrulhas
·         Conselho de Patrulha
·         Corte de Honra
·         Funções do Monitor
·         Liderança
·         Trabalho em equipe
·         Gestão de Conflitos
·         Mapa de Progressão
·         Progressão do Monitor e dos Elementos
·         Avaliação pela Corte de Honra (ata, certificado, distintivo).
  
          
  A participação de cada monitor foi fundamental para o crescimento e aprendizado de cada monitor e sub monitor durante o curso.

Após o evento conversamos com o organizador do evento. Gentilmente o chefe Amarildo do GE SUÇUARANA  respondeu a algumas perguntas. Confira abaixo:


Comunicador Denis : Por que é importante esse tipo de evento para os monitores e sub monitores?
Ch Amarildo :Para ter um preparo melhor no sistema de patrulha

Comunicador Denis : Qual o intuito do evento II Ponta de Lança Sênior ?
Ch Amarildo : O intuito do evento é colocar os monitores um passo a frente do elementos.

Comunicador Denis : O que você achou do evento II Ponta de Lança Sênior?
Ch Amarildo : Achei ótimo. Conseguimos passar muito bem as funções dos monitores


Após a conversar com o Ch Amarildo, fomos conversar com a Coordenadora do Ramo Sênior, veja abaixo:

Comunicador Denis: O que você achou do II Ponta de Lança Sênior de 2017 e o que os jovens vão poder levar para seus grupos escoteiros e patrulhas?
Ch Juliana ( Coordenadora do Ramo Sênior ):  Eu gostei bastante, achei que foi muito produtivo, os jovens puderam aprender bastante, interagiram bastante e ensinaram o que sabiam uns aos outros. Apesar de jovens, muitos deles tinham uma bagagem muito grande de conhecimento e puderam ensinar até mesmo a chefia. Além disso é notável que muitos tinham um dom de liderança muito claro e muito natural, outros ficaram muito entusiasmados com as coisas que aprendiam e ficavam totalmente pilhados para aplicarem logo seus conhecimentos, mas com certeza todos saíram muito entusiasmados em serem líderes melhores e aplicarem o melhor do escotismo: a união e trabalho em equipe com o bom e velho sistema de patrulhas.

Comunicador Denis: Como faz absolutamente 1 semana do evento , você percebeu que os jovens da sua UEL já estão aplicando o que aprenderam no curso?
Ch Juliana ( Coordenadora do Ramo Sênior ):  Sim! Pelo menos no grupo escoteiro Ventos do Leste os monitores já começaram a interagir com a chefia  trocando idéias. Destaque para o tema programação, mas também especialidades e progressões que a patrulha pode conquistar em conjunto. Eles já montaram a programação sozinhos, e se comprometeram a chegar mais cedo nas atividades. O interessante é que eles entenderam seu papel na patrulha e na tropa e estão  correndo atrás porque se sentiram responsabilizados depois do ponta de lança. Sinto que será muito produtivo para todos os grupos que participaram do evento.

Comunicador Denis:  O II Ponta de Lança Sênior de 2017 foi útil? Por que?
Ch Juliana ( Coordenadora do Ramo Sênior ):  Claro que sim, mas o evento não servirá de nada se os monitores não se comprometerem com a causa. O evento deu todo o conhecimento para que eles tivessem um bom desenvolvimento na patrulha após os 2 dias de ponta de lança, mas depende somente da postura que o monitor adotará em suas patrulhas.

Comunicador Denis: Haverá mais Ponta de Lança no 6° Distrito?
Ch Juliana ( Coordenadora do Ramo Sênior ): Com certeza! Talvez não no  ano que vem por conta do evento contar basicamente com os mesmos participantes, já que os monitores não costumam ser mudados em períodos muito curtos de tempo. Mas podemos discutir isso em uma reunião com a chefia

  
Gostaria de agradecer aos dois chefes pela curta entrevista e parabenizar por todo o planejamento do evento

Aos jovens parabenizo a dedicação e empenho de querer aprender, mesmo com chuva cada jovem conseguiu superar esses obstáculos e mostrou que veio para aprender! 

Parabéns a toda equipe de apoio , staff e chefes por proporcionar um curso excelente.

Comunicador Denis Montresor
SAPS!


Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Scroll To Top