sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Jornada Sênior no Núcleo Pedra Grande - Grupo Escoteiro Ventos do Leste



          No dia 15 de julho de 2017, a tropa sênior Guarani do Grupo Escoteiro Ventos do Leste realizou uma excursão até o núcleo pedra grande no Parque da Cantareira, com direito a 9 km de caminhada e 1 km de percurso de Gilwell. Foi um dia de aprendizado e realizando a progressão de cada Jovem.


O grande atrativo dessa trilha é a paisagem da cidade de São Paulo que pode ser avistada a partir da Pedra Grande, maciço rochoso situado a 1.010 metros acima do nível do mar.      Considerada de alto nível de dificuldade pela sua inclinação e extensão (9,6 quilômetros, ida e volta), a trilha também chama a atenção pela proximidade proporcionada com vegetação e animais da Floresta atlântica de planalto Floresta atlântica de planalto:nomenclatura usada para designar a mata atlântica que é encontrada nas regiões de planalto do sudeste brasileiro, em que se destacam a presença de macacos bugios e de quatis.

                  O início da trilha está próximo da portaria do Núcleo Pedra Grande do Parque. Até a formação rochosa, de onde é possível avistar o Pico do Jaraguá, parte de Guarulhos e, em dias de céu azul, a Serra do Mar, o visitante caminha três quilômetros de estrada asfaltada. Na área do mirante há também um museu (Casa de Pedra), onde são realizadas exposições.
           
        A partir de uma bifurcação existente após a Pedra Grande, a trilha – que passa a ter piso de terra – leva até o Lago das Carpas, onde existe um parque infantil, área para lanche e banheiros.
A Trilha da Pedra Grande é autoguiada e sinalizada durante todo o percurso. Ela também pode ser percorrida com auxílio e explicações de monitores (mediante agendamento prévio), que fornecem explicações sobre a Mata Atlântica e a importância da existência do Parque Estadual da Cantareira para a Região Metropolitana de São Paulo. (Fonte do texto:Trilha de São paulo).
Ficha Técnica:

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
Localização: Município de São Paulo
Endereço: Rua do Horto, 1799
Distância: 10 km da Praça da Sé
Acesso: Marginal Tietê / Av. Eng Caetano Álvares / Rua Voluntários da Pátria / Av. Santa Inês / Av. Luís Carlos Gentile de Laet / Rua do Horto
Extensão: 9,6 km (ida e volta)
Perfil altitudinal: 848m ? 1.048m
Percurso: 3 horas
Piso da Trilha: asfalto, terra e cascalho
Características ambientais: Floresta atlântica de planalto.
Trilha autoguiada: nos finais de semana e feriados
Trilha monitorada: de 3ª.a 6ª (exceto feriados), período letivo escolar. Pré agendamento no início do semestre.
Como agendar: na sede do Parque
Fone: (11) 2203-3266
E-mail: monitores.cantareira@gmail.com
Horário da trilha: das 08h00 às 16h00
Horário da Parque: das 08h00 às 17h00
Limitação de usuário: nenhum
Atrativos da trilha: Vista panorâmica de São Paulo; Bosque do Lago das Carpas e Museu (Casa de Pedra).
Comunicador Ch Denis Montresor
SAPS!

Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Scroll To Top