sábado, 30 de dezembro de 2017

Palavra da Comissária Distrital





Chegamos ao fim de mais 1 ano de atividade.

2017 foi um ano difícil para alguns de nós, não é mesmo? Atividades distritais canceladas, problemas na Unidade Escoteira Local, problemas na vida pessoal. Problemas, problemas, problemas. Sem eles não aprendemos a lição que a vida quer nos ensinar.

E entre “mortos e feridos”, aqui estamos nós: em período de férias, recarregando a bateria, planejando as atividades de 2018, nos enchendo de ânimo para continuar.

Continuar? Quantos de nós não pensou em sair do movimento escoteiro? Eu sou uma. Confesso que a intenção era deixar de ser voluntária, pois foram muitos os dissabores enfrentados nos últimos anos e 2017 foi o ano mais difícil. Mas, aqui estou: Comissária em 2018 e 2019.

Vamos nos dar as mãos e continuar? E fazer o escotismo acontecer no 6º Distrito Escoteiro Parque do Carmo? Isso não depende de mim, nem dos Coordenadores do nosso distrito. Isso depende de todos nós: cada um dos associados das Unidades Escoteiras Locais do nosso Distrito. Depende de você JOVEM e de você ADULTO.

PARA VOCÊ ADULTO:

Ouvi há muitos anos atrás, num encontro regional de adultos, que nós que estamos trabalhando como voluntários “somos os escolhidos” para dar continuidade no que B-P começou. E se somos voluntários é porque acreditamos que o Escotismo pode sim ajudar os jovens a serem melhores cidadãos. E ajuda a nós adultos também!

E B-P disse (está lá no Guia do Chefe Escoteiro): "Como primeiras palavras de estímulo aos candidatos a chefes escoteiros, com prazer, contradigo o comum e errôneo conceito de que, para conseguir bons resultados na chefia, a gente precisa ser um "super-homem" ou um Dr. Sabe tudo. Nada Disso!" e diz também que "o sucesso no adestramento (treinamento ou ensinamento) do jovem depende em grande parte do próprio exemplo pessoal do chefe".

Disse B-P no Guia do Chefe Escoteiro: " O chefe deve lembrar-se que, além do dever para com os jovens, ele tem também um dever para com o Movimento, como entidade coletiva". Então vamos aproveitar estas (merecidas) férias para refletirmos: estou disposto a pensar nos jovens e no coletivo? Sou um bom exemplo a ser seguido? Lembrem-se sempre: nós somos como um espelho para os jovens.

PARA VOCÊ JOVEM:

Vamos estreitar os laços de amizade no nosso Distrito? Conversa com o seu monitor, com a sua patrulha, com o seu chefe. Independente do calendário distrital que já foi planejado, vamos fazer mais atividades com outras unidades escoteiras do nosso Distrito?

Vamos fazer a mudança para ter o “Escotismo que queremos” no nosso Distrito?
Conto com cada um de vocês: jovens e adultos.

E espero que de hoje em diante nosso lema seja: ”Juntos podemos fazer muito mais!”
Que o nosso ano seja realmente novo. E que possamos chegar no final de 2018 com os laços de amizade fortalecidos no nosso Distrito.

Sempre alerta para servir (e fazer sempre o melhor possível)!

                                                             Silvia Machado da Costa
Comissária do 6º Distrito escoteiro Parque do Carmo
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Scroll To Top